quinta-feira, 27 de novembro de 2008
O primeiro ceviche que fiz
Gente,
Não é complicado e é muito gostoso.
Venci minha resistência por não saber onde comprar peixe fresco e de qualidade e fiz o seguinte.
Parei no Supermerdao Pão de Açucar, perto de casa que tem uma peixaria bacana e pedi o que tinha lá na minha frente, na hora.
200 grams de filé de San Peter e outras 200 gramas de filé de pescada.
E o que você faz com isso?
Bem... resumidamente, o Ceviche é um prato típico do Peru, criado pelos pescadores que temperavam com limão, pimenta e sal os peixes crus que pescavam em alto mar. Na fórmula básica do ceviche, vai o peixe cru (normalmente os de carne branca), limão, sal, pimenta branca moída, coentro e cebola. Em outras recitas mais elaboradas, o peixe pode ser substituído por outros frutos do mar (camarão, marisco, lula), podem ser adicionados ao prato; milho, batata, tomate, alho, gengibre, salsinha e o que mais você quiser. Pode tudo, desde que tenha limão, cebola e pimenta.
Nesse aí que eu fiz em casa ontem, caprichei.
Cortei os peixes em cubos e reguei com o suco de limões que tinha em casa. Eram, para registro, limões sicilianos, limões cravos e limões tahiti.
Depois dos limões, acrescentei cebola vermelha a gosto, cortada à juliette, 2 dentes de alho, uma pimenta dedo de moça (sem as sementes), um pouco de gengibre; todos bem picados.
Acrescente o sal, pimenta branca moída e coentro picado grosseiramente. Deixei marinar por uns 20 minutos e é praticamente isso.
Para acompanhar e dar uma sustância, eu cozinhei uns choclos (milho andino de grão grande e branco) e umas batatas-doce. Misturei tudo com o marinado, comi, gostei e agora estou subindo esse post aqui.
Pode fazer que você vai gostar.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário